FELIZ ANO NOVO CHINÊS!

O Ano Novo Chinês 春节, (Chūnjié) ou 农历新年 (Nónglì Xīnnián) também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera é a festa mais importante dentre as tradicionais celebrações chinesas, como também tibetanas, vietnamitas, coreanas, enfim, dos povos que foram fortemente influenciados pelos costumes , língua , religião, visão filosófica e a cultura chinesa em geral.

Comemorado internacionalmente nas regiões de maior concentração de pessoas de etnia chinesa, é a ocasião em que há maior migração humana, pois os chineses no mundo inteiro se deslocam para as reuniões familiares. 

Conta uma lenda que na China Antiga existia uma besta predatória “Nián年” (Nyehn) que devoravam humanos e conseguia penetrar silenciosamente nas residências para atacar. Assim que os chineses descobriram que tal monstro era sensível ao barulho e à cor vermelha, começaram a usar os fogos de artifício, explosões e a cor vermelha em abundância nas residências para afugentá-lo. Esta prática deu origem à primeira celebração do Ano Novo Chinês.

Durante as comemorações, os mais velhos e casais presenteiam as crianças, jovens e solteiros com envelopes vermelhos 'HÓNG BĀO' 红包contendo dinheiro. Além dos fogos de artifício para espantar os espíritos maus, a Dança do Leão é uma tradição que simboliza a prosperidade e a paz.

Na culinária uma enorme quantidade de pratos típicos de cada região é preparada simbolizando abundância e fortuna para o lar.
O tradicional bolo de arroz “NIÁN GĀO” 年糕 e “JIĂO ZI” 饺子 um pastel adocicado são típicos da região Sul, já na região Norte o pãozinho no vapor “MÀN TÒU” 馒头 e os bolinhos de carne são os preferidos.
O último dia de celebração, também denominado ‘Festival da Lanterna’ é marcado pela degustação da sopa de arroz doce “TĀNG YUÁN” 汤圆.
Embora muitos chineses hoje não tenham as superstições antigas como ter todas as portas e as janelas abertas ao soar da meia noite para que o ano velho saia , ou varrer a casa e limpá-la inteiramente às vésperas do Ano Novo e guardar todos os instrumentos como vassouras, aspiradores de pó e materiais de limpeza, temendo que a fortuna seja varrida da casa, estes costumes ainda são mantidos por muitos por acreditarem que estas tradições são um elo com o passado e dão uma identidade à família. 

2012 – O ANO 4710 DO CALENDÁRIO CHINES, SERÁ REGIDO PELO DRAGÃO D’AGU

Na tradição chinesa, o Dragão simboliza o Imperador, a riqueza, a sorte e a felicidade, e na astrologia, o período entre os dias 23 de janeiro de 2012, a 9 de fevereiro de 2013, compreende os dias regidos pelo Dragão do elemento água, favorecendo o poder, o lucro, e os bons negócios.
O poder, o orgulho, a força, os ideais, e a sagacidade, aliadas a extravagância deste signo, recomenda á todos uma especial atenção para com as atitudes impulsivas, e a sutil diferença entre alçar grandes vôos, e de um salto no escuro, deve ser observada . As leis deverão ser respeitadas no ano do severo dragão, e a displicência não será perdoada.
Mude, transforme, movimente-se, viaje, e lidere, pois, a energia é favorável. Valorize o romance e a família, busque o auto-conhecimento e o equilíbrio, seja criativo e perspicaz, e não esqueça de atentar para as pesquisas e os seus estudos.
Projetos engavetados e esquecidos, bem como, grandes realizações podem ser colocadas na pauta, desde que, organização, foco e planejamento tenham a necessária atenção. A energia se fará notar, e o ímpeto se fará perceber, contribuindo assim, na determinação e no perceber dos melhores projetos, assim como, as melhores maneiras de viabilizá-los.
Embora o elemento água favoreça a calma e o controle em relação aos nossos ímpetos e ambições, o dragão de água, mesmo sendo menos faminto que os outros, tem a tendência  a tornar as coisas maiores do que são, nos impulsionando na direção de grandes riscos. Por outro lado, o poder de análise aguçado, e com o seu poder e força, nos possibilitarão a chance de grandes conquistas.
Vale a pena lembrar que, o dúbio dragão favorece a grandes apostas, sendo que as mesmas podem propiciar vultuosos ganhos, mas também, indescritíveis perdas. Assim, atenção na área financeira, e disciplina quanto aos nossos gastos, são sábias e bem vindas.
O ego e a intolerância podem gerar conflitos diplomáticos, uma vez que, o que pode ser entendido como conciliador no dragão de água, pode ser também o famoso “dar corda para se enforcar”.
O Dragão de água, trará grandes fortunas e vitórias, assim como, violentas manifestações, principalmente por parte da natureza, estas envolvendo o elemento predominante. Sentimentos como medo ou depressão podem e devem ser combatidos com a atenção  para com a nossa espiritualidade e a harmonia com o todo.
O ano do Dragão de água favorecerá os negócios, as sociedades, os casamentos, filhos, liderança e o sucesso.