Chi Kung


O Chi Kung ("Treinamento de Energia") é, provavelmente, uma das práticas de saúde mais antigas conhecidas na China. Surgido dentro das antigas danças xamânicas (導引, Daoyin), foi incorporado por taoístas e budistas e recebeu influência das práticas indianas do chamado Pranayama (ciência yogue do controle da respiração).

É composto pela soma entre respiração e movimento - as respirações variam em velocidade, profundidade e vigor, conforme o resultado desejado. O objetivo é cultivar o Chi ou Qi (氣, energia vital), aumentar a força, melhorar a saúde e, dentro das práticas religiosas, facilitar a transcendência.

O "Pequeno Sino de Ouro"

O "Pequeno Sino de Ouro" é um  conjunto de 18 respirações herdado pelos praticantes do Sistema Sino-Brasileiro de Kung-Fu do grão-mestre Ku Yu Cheung. Raro, antigo e muito poderoso em seus resultados, é um sistema de Chi Kung marcial utilizado para fortalecer o corpo. Em combinação com a "Palma de Ferro", constitui um método interessantíssimo de condicionamento marcial.
Abaixo, você vê uma imagem do mestre Ku Yu Cheung quebrando tijolos com uma técnica (a "Palma de Ferro") adquirida, em grande parte, graças à prática do "Pequeno Sino de Ouro".